Jardim Zoológico







Este ano fomos visitar o Jardim Zoológico.





Que novidade, tantos animais que nunca tinhamos visto! Começámos pelo espectáculo dos golfinhos e leões marinhos. Dançámos e batemos muitas palmas ao som da música. Estávamos fascinados e de boca aberta.

A seguir uma voltinha: o rinoceronte, as girafas, os flamingos, até um macaco lá no alto e por fim as araras em grande voos.

Almocinho, até que enfim. Arroz que douradinhos, um bocadinho e água e um docinho para ficarmos contentes. Depois uma pequena pausa... era suposto dormir a sesta mas só o Tiago adormeceu, nós corremos e corremos e corremos.

Da parte da tarde fomos visitar o que faltava: os chimpazés, os elefantes, os leões e os lemures.

Para terminar um bocadinho de bolo e uma viagem de comboio. Aiq eu cansados que estávamos.

Na volta para cá adormecemos todos no autocarro, até deixámos as chuchas cair da boca...

Mas foi muito divertido! Para uma pequena risada um "fixe" para a fotografia.

Era uma vez uma história...

Todos sabemos o quanto é bom ouvir uma história. Ver as imagens, ver as expressões de quem a conta, ouvir a sua voz, imaginar todo o cenário e personagens.
Quando somos pequeninos o nosso tempo de concentração é curto, alguns sons assutam-nos mas as imagens fascinam-nos. Com o tempo aprendemos a gostar e a perceber o que a pessoa que conta a história quer transmitir e aí sim! Rimos, imitamos expressões, fazemos sons e conversamos uns com os outros tal não é a alegria.
As histórias são óptimas para dar carinho, é só juntar um colinho ou um abraço. São óptimas para acalmar, é juntar um sofá. São óptimas para divertir, é só fazer sons e caretas divertidos. E são óptimas para aprender, é só juntar um bom conteúdo com uma boa expressão facial.
A partir de agora as histórias podem ajudar os vossos filhos a compreender o mundo, a perceber como certas coisas funcionam, a quebrar medos e a ensinar-lhes valores.
Poder partilhar estes momentos com as crianças aproxima-nos bastante, conhecemo-nos melhor e ficamos a conhecer os gostos e medos de cada um.
Conte uma história! E no fim diga: Vitória Vitória acabou-se a história e partilhe um abraço ou um beijinho.

Dia mundial da Criança






Neste dia que é de todas as crianças pintámos um mural na nossa escola para podermos sempre recordar.

Várias cores à escolha, muitos pincéis, muita imaginação e mãos à obra!

Desde sóis a meninos, a animais tivémos de tudo um pouco. Cada um deu o seu contributo à sua maneira e que manhã tão divertida se tornou.

O almoço em conjunto veio reforçar a alegria. Mesas do refeitório todas juntas para a festa. Falámos rimos e cantámos ao longo do almoço e no fim até tivémos gelatina para comemorar!

Foi muito divertido!

Pinturas... e porque não?



E não é a arte tão importante desde que nascemos? Estimular a criança através da experimentação é um desafio. Poder proporcionar-lhe um leque vasto de experiências e materiais deve ser um objectivo comum entre pais e educadores.
A expressão plástica é talvez a que mais nos aproxima e a que mais criação e liberdade proporciona à criança. Pintar, bem como desenhar, pode ser um momento de auto descoberta. A criança exprime os seus sentimentos através do lápis ou do pincel, ou simplesmente faz movimentos corporais sentido apenas prazer no aparecer da cor no papel.

Sentir a tinta é também um processo de auto descoberta. A criança vê a tinta como algo "sujo" e inicialmente não lhe dá qualquer prazer mas, com o passar do tempo a tinta e a sua versatilidade começam a fasciná-la.

Para que a criança se familiarize com estes processos procuramos promover actividades em que a liberdade criativa seja total e que despertem os seus sentidos. Para ilustrar um sorriso maroto num momento de pintura divertido.

É impossível não sorrir!

A Primavera chegou







Com a chegada da Primavera fomos todos à rua brincar. Chapéus na cabeça e todos prontos num instante.
Brincar na rua ajuda a libertar energias e respirar o ar da primavera ajuda a alegrar os corações.


Uma manhã muito bem passada com muita aventura. Triciclos, baloiços, bolas, carrinhos e muito espaço para correr.


Este foi uma ano complicado com o tempo. Ora muito frio, ora muito calor, muitos dias nublados e muito vento. tem sido difícil coonseguirmos brincar na rua.


Esperamos que ao fim-de-semana os pais tenham tido mais sorte!

Carnaval

O tão desejado baile de Carnaval depressa chegou para alegrar os dias frios!!! E que giros que estavam os nossos anõezinhos vestidos a rigor.
Desde lagartas a princesas de coroa tivémos de tudo um pouco. Música toda a manhã e um almoço em conjunto alegrou-nos bastante o dia. E o que nos valeu foi a sestinha para descansar de tanta agitação.

Para uma pequena risada dos adultos aqui fica uma foto que apanhou o cowboy e a galinha em "amena cavaqueira" mas aproveitando para descansar!

1 de Novembro

Alguma coisa melhor que poder partilhar um docinho????
Para o dia de Todos os Santos broas de café para a nossa família. Aqui fica a receita para poderem fazer em casa.


Meio Kg de açúcar louro, meio litro de azeite, meio litro de café (café das velhas), 25gr de erva doce, 25gr de canela, 1 pitada de sal, raspa de um limão. Colocar tudo num tacho a ferver, enrolar e forno! Se desejarem também podem adicionar frutos secos que, só se juntam à massa depois de já estar cozinhada.




Bom apetite!

Natal - Os pais na Escola

Este ano pelo Natal optámos por uma festa diferente! Convidámos todos os pais a virem passar a manhã com os seus filhotes à Escola.
Começou cedo a aventura. Brincámos, mostrámos aos nossos pais as salas, os amigos, os brinquedos, cantámos, rimos, chorámos, ouvimos histórias e fizémos actividades. Todos juntos por sala decorámos três bonitos pinheiros de natal com estrelas decoradas em conjunto por pais e filhos.

Depois no refeitório almoçámos ao som de úsicas de Natal. Como é bom estar junto no Natal!

Para os nosso paizinhos fizémos uma prenda especial. Com rolhas e muita cor construímos um lindo presépio que metemos numa caixinha decorada. Nada melhor que uma prenda que nos faz recordar o quanto é bom ter uma família e estar junto dela.

A todos o nosso obrigada pela participação e pela manhã maravilhosa que proporcionaram aos nossos anõezinhos.